Essas três palavras - reduce, reuse, recycle - tem sido praticamente um mantra entre aqueles que se preocupam com o maio ambiente e com o mundo em que nossos filhos e netos e os filhos deles encontrarão para viver.
Sempre gosto de falar que a LeMi pratica sustentabilidade emocional. Porque queremos ser um instrumento que te lembre de si próprio e dos seus valores. Por isso, fiquei pensando que devemos constantemente reduzir, reusar e reclicar nossas vidas. Foi então que decidi fazer uma experiência...
Semana passada comecei por decidir reduzir. Cortei mesmo tudo aquilo que estava me consumindo, inclusive o smartfone, os mil e um compromissos encavalados onde tudo vira obrigação e resulta em culpa - porque, convenhamos, quem é que dá conta de tudo? E descobri que de vez em quando tenho que dar essa podada pra tudo voltar a sanidade.
Redescobri sentimentos que estavam velhinhos coitados, escondidos em algum lugar. De repente, quando você organiza a bagunça, coisas que você tinha dentro de você e que ficavam lá no fundo do armário, aparecem. Reusar esses sentimentos é reencontrar um pedaço que tinha ficado escondido, é como encontrar um amigo que não vemos a muito tempo e quando reencontramos, percebemos quanto gostamos daquela pessoa.
E me afastando da loucura e vendo as coisas em perspectiva, consegui separar todo meu lixo, tudo o que deveria ser reaproveitado e transformado em algo fantasticamente útil, novo. Reciclei meu interior e muito do que seria descartado na marcha automática da vida corrida se transformou em jeitos novos de enfrentar o dia-a-dia. E começarei uma nova semana, igualzinha a qualquer outra, absolutamente renovada.
Reduza, reuse, recicle. Vale a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário