BLOG LE MI POR CAROL URURAHY
CAROL URURAHY

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Dicotomia do Blackberry

Miguel Reale Júnior escreveu um artigo incrível no jornal Estado de São deste último sábado, falando sobre um sujeito que foi à Sala São Paulo assistir um pianista húngaro, e passou todo o tempo trocando mensagens em seu Blackberry, questionando a influência que os meios de comunicação exercem em nossas vidas hoje.

Esta é uma questão que acredito ser fundamental e decisiva para entendermos o perfil de nossa atual sociedade. Sofremos uma enxurrada de informações, o tempo todo, seja pela televisão, jornal, rádio, telefone, internet, etc. O problema é que muitas vezes, sem perceber, esta enxurrada nos alcança sem pedir licença, e quando vemos, estamos absorvendo-as no automático, sem pensar, sem refletir ou duvidar, ávidos por saber o que vem depois. Estamos viciados em informação? Acredito que sim!

Para Reale, a conseqüência se dá na perda da individualidade diante do predomínio do coletivo, graças à massificação de informações, e a falta de tempo ou hábito para exercer o senso crítico nos leva à um individualismo sem individualidade: as pessoas restam sem identidade.

Que abordagem interessante! Concordo totalmente! Aliás, foi pensando neste desafio para nossa sociedade que criei o nome da Le Mi – provém de Le Moi em francês ou em português “O Eu”, o que traduz esta busca de si mesmo, da sua individualidade.

Será que ganhamos uma liberdade de estarmos conectados independentes de estarmos em um escritório, ou será que justamente esta liberdade é ilusória e que hoje vivemos em uma prisão ilusionista e surreal, que nos impõe esta condição de conectividade ininterrupta?

Pense nisso, encontre seu equilíbrio e principalmente, não perca de vista a sua individualidade. Que tal começar por desligar seu celular, TV e internet esta noite, ao chegar em casa? É certamente uma boa forma e um desafio para começar esta semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário